O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem vegetal ou animal, que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano (CH4).
Sua formação envolve, basicamente, quatro etapas, sendo elas a hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.
O metano é um gás combustível, que pode ser aproveitado para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular.
Na primeira etapa, a matéria orgânica complexa como policarboidratos, proteínas e lipídeos é hidrolisada e fermentada por bactérias hidrolíticas fermentativas a compostos orgânicos simples como aminoácidos, açúcares, ácidos graxos e álcoois.
Na segunda etapa, os produtos metabólicos do primeiro grupo são então convertidos em acetado e hidrogênio pelas bactérias acetogênicas sintróficas, associadas às bactérias utilizadoras de hidrogênio.
Na terceira etapa, bactérias metanogênicas convertem acetato, formiato, hidrogênio, entre outros, em metano e dióxido de carbono.
O passo limitante do processo é a metanogênese, pois as bactérias responsáveis por essa etapa são as mais lentas e mais sensíveis às variações do meio. O bom desempenho do processo depende da manutenção do equilíbrio entre as populações microbianas envolvidas.
Gasolina
0,6 litros
Querosene
0,57 litros
Óleo Diesel
0,55 litros
Gás liquefeito
0,45 kg
Álcool Combustível (Etanol)
0,79 litros
Lenha
1,538 kg
Energia Elétrica
1,428 kWh
Para o biogás ser produzido, é necessário a instalação de um biodigestor. Pois esses equipamentos proporcionam um ambiente anaeróbio adequado que possibilita a decomposição dos resíduos orgânicos sem a presença de oxigênio.
É alimentado sucessivamente através da caixa de alimentação por meio de dutos. O biogás é removido pela saída de gás, localizado acima do biodigestor, e o biofertilizante, é retirado por meio de canos de saída.
Para alimentar esse biodigestor, é necessário colocar muita matéria orgânica de uma vez só. Em seguida, o sistema é fechado, e não é permitido a entrada de oxigênio. Após esse procedimento, o biodigestor fica fechado por um período de 40 a 60 dias, e após esse período, pode-se iniciar um novo ciclo de alimentação.
Para mais informações assista os vídeos