Origem dos Resíduos Sólidos e suas principais características
Qualquer produto proveniente de hospitais e outros serviços de saúde como laboratórios de análises clínicas e farmácias.
Exemplos: seringas, agulhas, curativos e outros materiais que podem apresentar algum tipo de contaminação por agentes patogênicos.
São aqueles gerados em residências.
Exemplos: restos de alimentos, papel, plástico e vidro, pilhas, baterias, água sanitária, limpadores de vidro,
fogão e removedor de manchas, aerossóis, medicamentos
vencidos, querosene e entre outros.
São aqueles gerados pelas atividades agropecuárias, como (cultivo de plantas, criações de animais, beneficiamento, processamento de alimentos).
Exemplos: embalagens de defensivos agrícolas, restos orgânicos (palhas, cascas de frutos, estrume, animais em decomposição e produtos veterinários).
São aqueles produzidos pelo comércio em geral.
Exemplo: a maior parte é constituída por materiais recicláveis como papel e papelão, principalmente de embalagens, e plásticos, mas também podem conter restos sanitários e orgânicos.
São originados dos processos industriais. Possuem composição bastante diversificada e uma grande quantidade desses rejeitos é considerada perigosa para o meio ambiente e seres vivos.
Exemplos: são constituídos por cinzas de carvão mineral ou provenientes das queima de resíduos orgânicos como palhas e bagaços, lodos, óleos, plásticos, papel, borrachas.
Resultante da construção civil. Quase 100% destes resíduos podem ser reaproveitados embora isso não ocorra na maioria das situações por falta de regulamentação e fiscalização municipal.
Exemplos: composto por restos de demolição, como madeiras, tijolos, cimento, rebocos e metais, de obras e solos de escavações diversas.
É aquele recolhido nas vias públicas, galerias, áreas de realização de feiras e outros locais públicos. Sua composição é muito variada dependendo do local e da situação onde é recolhido, mas podem conter como por exemplo: folhas de árvores, galhos e grama, animais em decomposição, papel, plástico e restos de alimentos.
É o nome usado para denominar o conjunto de todos os tipos de resíduos gerados nas cidades e coletados pelo serviço municipal (domiciliar, de varrição, comercial e, em alguns casos, entulhos).
Para mais informações assista o vídeo abaixo